UMA CÂMERA NA MÃO E UMA HERANÇA NA CABEÇA: o processo criativo de curtas-metragens e o estudo de história das artes no terceiro ano do ensino médio
Proposta Pedagógica, Prática Interdisciplinar; Cinema; História das Artes; Ensino Médio.
Este trabalho concentra-se nas aulas de artes e nos curtas-metragens produzidos durante essas aulas em 2023, nas turmas dos terceiros anos do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN), uma escola pública do Distrito Federal. Por meio de uma proposta pedagógica que integra o estudo da história das artes ao processo criativo de curtas-metragens no ensino médio, este estudo reflete sobre os conceitos de protagonismo e autonomia estudantil. Adotando a pesquisa-ação como metodologia, o pesquisador atuou como professor dos estudantes durante a produção dos filmes, promovendo reflexões e práticas interdisciplinares. Filmes, entrevistas e registros em diários de campo oferecem um panorama das experiências vivenciadas pelos participantes, evidenciando os desdobramentos teórico-práticos dessa proposta pedagógica.