Banca de DEFESA: Thais Antonoff de Melo

LOCAL: Remoto

Borboleteando pela Arte: Uma experiência interdisciplinar

arte-educação; infância; interdisciplinaridade.

Atualmente a maioria dos estudantes de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria de Educação do DF não possui professor(a) específico de Arte. A partir desse problema, a pesquisa tem como objetivo geral a ressignificação das práticas pedagógicas em Arte dos(das) pedagogos(as) de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SEEDF e, como objetivos específicos, a investigação das práticas pedagógicas em Arte dos(das) pedagogos(as), a comparação do formato de ensino da disciplina nos modelos de educação em tempo integral e educação regular da SEEDF e a oportunização de uma experiência interdisciplinar e significativa a partir da Arte na Escola Classe 413 Sul. Para isso, fez-se uma revisão bibliográfica a partir de autores como Bernadete Zagonel, Ana Mae Barbosa, Marina Machado, John Dewey e Ivani Fazenda. Além disso, foi aplicado um formulário de perguntas semiestruturadas a 51 professoras de 29 Escolas Classes do Distrito Federal. Para a parte prática da pesquisa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, com a teoria de Michel Thiollent, pela qual foi criado um grupo de trabalho com cinco professoras. Deu-se início ao projeto Borboleteando pela Arte, que foi realizado ao longo do ano de 2021, na Escola Classe 413 Sul, com apresentação das diversas linguagens da Arte aos estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental a partir do conceito da interdisciplinaridade. Ao final do projeto, um espetáculo cênico-musical foi produzido com a participação de todas as turmas participantes do projeto. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que existe uma lacuna no ensino de Arte para os estudantes de ensino fundamental da SEEDF e que é necessário que a disciplina seja ofertada por professores da área. Na realidade em que foi feito o projeto Borboleteando pela Arte, foi possível efetivar uma experiência interdisciplinar, servindo de incentivo para que o projeto tenha continuidade.

Presidente - 2554850 - JOSE FERNANDO MARQUES DE FREITAS FILHO
Externa ao Programa - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - CLARICE DA SILVA COSTA - UFG
Externo à Instituição - DEISE RAMOS DA ROCHA - IFB