DO RAPTO DA PRINCESA BOLACHINHA A UM CHÁ COM CLARICE
LISPECTOR: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS EM PROCESSOS ARTÍSTICOS NO
ÂMBITO ESCOLAR
Palavras-chave: Educação Estética; Aprendizagem Significativa; Experiência;
Professor-Artista; Contação de Histórias;
Este estudo busca compreender como os processos teatrais desenvolvidos no âmbito
escolar podem auxiliar no desenvolvimento do olhar estético das crianças participantes,
com vistas a promover novas experiências, enriquecendo seu repertório cultural e
possibilitando a construção de aprendizagens significativas. Nessa investigação, a figura
do professor-artista surge como o elo que conduz as crianças à uma compreensão mais
apurada de suas sensibilidades e saberes. Como mediador desse processo, cabe ao
professor de teatro promover situações, durante a realização dos jogos teatrais,
brincadeiras, contação de histórias e dramatizações, nas quais as aproximações estéticas
favoreçam reflexões sobre as experiências alcançadas pelas crianças. Como
metodologia se utiliza da Etnografia da prática escolar, da autoetnografia e do Relato de
Experiência, investigando dois processos teatrais distintos: O rapto da princesa
Bolachinha e Um chá com Clarice Lispector, espetáculos realizados em duas escolas
distintas, Escola Cenecista de Brasília e Escola Parque 308 Sul, com crianças dos anos
iniciais do Ensino Fundamental I, a fim de analisar e refletir sobre como esses processos
teatrais estimularam o desenvolvimento de novas experiências para seus participantes e
os significados que esses lhe atribuem. A pesquisa conta com os depoimentos de duas
alunas que participaram dos processos teatrais e da montagem dos espetáculos,
favorecendo desse modo uma compreensão mais profunda sobre o desenvolvimento das
aproximações estéticas e suas reverberações. Procura examinar por meio da descrição
dos processos teatrais como as aulas de teatro podem auxiliar na construção de novas
experiências, saberes, sensibilidades e sentidos que perpassem o âmbito escolar e sejam
capazes de possibilitar uma nova forma de compreensão do mundo às crianças.