Banca de DEFESA: César Augusto de Oliveira Ferreira

DISCENTE : César Augusto de Oliveira Ferreira
DATA : 10/02/2023
LOCAL: Remoto

ATRAVÉS DA CÂMERA: A DISCIPLINA ARTE NA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ALGUMAS PROPOSIÇÕES

ensino remoto, ensino de arte, fotografia.

Este artigo tem como objetivo a descrição e análise de atividades didáticas executadas no contexto da pandemia mundial de COVID-19 na disciplina Arte em uma escola pública da periferia de Valparaíso de Goiás no ano letivo de 2021, assim como apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de artes utilizando a fotografia nos últimos anos do Ensino Fundamental. Os alunos foram recebidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo salas temáticas, com a primeira ação desenvolvida pelo professor sendo a personalização da página da sala de aula, seguido da utilização dos fóruns para reunir as participações escritas e produções estéticas, utilizando vídeos autorais curtos que poderiam ser acessados de forma assíncrona. O segundo bimestre passou para a modalidade síncrona de aulas utilizando a plataforma Spatial.chat, onde desenvolveu-se o trabalho com fotografia. No entanto, a baixíssima quantidade de alunos presentes e a necessidade de engajar os alunos que não podia estar nas aulas levou de volta ao formato assíncrono no terceiro bimestre com vídeos do professor de até 15 minutos e que geraram maior quantidade de participações nos fóruns. Uma vez que a escola cria uma delicada rede de relações que vai entrelaçando, todos os dias, as rotinas, os humores e as histórias e realidades de toda a comunidade escolar, pôde-se perceber a fotografia como ferramenta para desenvolvimento do olhar artístico, a fruição de arte, a expressão e a criação artística, com os participantes sendo provocados a reflexões e novos olhares a partir das fotografias apresentadas.

Presidente - 1882831 - MARIA DO CARMO COUTO DA SILVA
Interno - 1807498 - JONAS DE LIMA SALES
Interna - 1277924 - MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO
Externa à Instituição - FERNANDA PEREIRA DA CUNHA - UFG