QUE CORPOREIDADE É ESSA? CAMINHOS PARA REFLEXÕES ESTÉTICAS E IDENTITÁRIAS NO ESPAÇO DA ESCOLA.
Corporeidade. Cultura brasileira. Estética. Identidade. Educação.
O presente trabalho visa analisar o projeto “Corpo e Ritmo”, aplicado com estudantes de 8º e 9º ano da Escola Municipal Professora Eunice de Souza Machado Silva, localizada em Valparaíso de Goiás. O trabalho buscou colocar o estudante em contato com expressões artísticas da cultura brasileira de influência afro-indígena, usando a experiência estética como caminho para a descoberta da corporeidade e da identidade. Para além disso, o estudante foi estimulado a conhecer a origem destas expressões, compreendendo a influência que os povos afro-indígenas tiveram na formação das espetacularidades brasileiras. Desta forma, o estudante se aprofunda, através do corpo, nas origens e expressões da cultura nacional, contribuindo assim com a sua própria formação identitária e expandindo seu repertório estético e expressivo. Foi utilizado neste trabalho o método qualitativo de pesquisa, tendo como base a abordagem da pesquisa-ação, visando a adaptabilidade do projeto diante dos obstáculos encontrados. Também foi feita uma revisão bibliográfica e foram utilizados questionários e diários de bordo, buscando obter o retorno dos estudantes sobre as metodologias aplicadas.