Práticas Musicais no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra: Uma Experiência em tempos de Pandemia da Covid-19
Aprendizagem Musical Informal. Colaboração. Autonomia. Reflexividade.
A presente pesquisa busca investigar práticas musicais baseadas na aprendizagem musical informal de Lucy Green implementadas com jovens músicos populares em ambiente on-line e presencial no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra. Durante o período de ensino remoto, entre agosto e dezembro de 2021, ofertamos por meio de um curso de extensão práticas de banda para musicistas interessados em tocar em grupo em espaço on-line e presencial. O curso contou com duas ofertas, sendo a primeira on-line e a segunda híbrida (on-line e presencial). Ambas as ofertas tiveram participantes diferentes e as práticas resultaram em 03 produtos musicais. Para este trabalho utilizamos uma abordagem investigativa qualitativa tendo a pesquisa-ação como forma de investigação. Estabeleço a hipótese de que práticas musicais desenvolvidas por músicos populares oriundas do compartilhamento de conhecimentos e vivências mútuas entre os envolvidos possibilitam processos de aprendizagem musical colaborativo e reflexão crítica sobre os produtos desenvolvidos. A construção teórica está amparada nos estudos sobre Práticas de Aprendizagem Musical Informal de Lucy Green, discussões sobre Educação Musical Humanizadora e Reflexividade e Autonomia.