Banca de DEFESA: Clarissa Moreira Barros

DATA : 14/12/2023
LOCAL: Sala de Reuniões 01 da Faculdade de Educação

NOVELAS PARA ESCUTAR: deficiência visual em cena

deficiência visual em cena; artivismo; audiodrama; corpo-cego-cênico.

A partir da revisão de pesquisas em arte-educação, constatou-se o relato de dificuldades encontradas por arte-educadores em acolher e incluir estudantes com deficiência visual na práxis teatral. Desse modo o objetivo desta pesquisa foi investigar a produção de produto artístico pedagógico para essa comunidade. Da pergunta inicial: “como fazer teatro/cena/espetacularidade com e para pessoas com deficiência visual?”, esta pesquisa procurou descrever os processos de criação de um grupo de estudantes jovens e adultos cegos/baixa visão, que se autodenominaram grupo teatral “No Escuro”. Foram desenvolvidas ações artístico-pedagógicas, virtuais e presenciais, durante um período de 30 meses, com experimentos para a criação de espetáculos desvinculados da visualidade, utilizando a voz enquanto disparador criativo, sob a provocativa estética da deficiência visual em cena.   Esta pesquisa-ação resultou na criação de audiodramas, compartilhados enquanto ações performativas/espetáculo teatral e em formato de áudio (podcast/radioteatro). O processo criativo desses audiodramas foi sistematizado em etapas estruturadas e organizadas em sequências articuladas, com situações de aprendizagem que incluíram a produção dos roteiros, a criação de trilhas sonoras e a composição das cenas em processos criativos colaborativos, compondo intervenções artísticas para a inclusão – artivismo.  Os resultados da pesquisa problematizam o audiodrama enquanto contribuição estética deste segmento para as artes da cena, visto que o audiodrama incorpora a audiodescrição desde a concepção inicial da cena/ dramaturgia/ espetacularidade e prescinde do uso da visualidade. Nele reside um lugar artístico e pedagógico em que nós, aprendentes, reconhecemos a potência do corpo cego cênico em cena.

Presidente - 2179856 - PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
Interno - 2522365 - JORGE DAS GRACAS VELOSO
Externa ao Programa - ***.423.198-** - CLARICE DA SILVA COSTA - UFG
Externa à Instituição - ANA CAROLINA BEZERRA TEIXEIRA - UFBA