Banca de DEFESA: Valdério Soares da Costa

DISCENTE : Valdério Soares da Costa
DATA : 21/12/2023
LOCAL: UnB

a xilogravura no contexto escolar: uma travessia

Xilogravura; Arte; Arte-educação; Educação Pública; Pedagogia Histórico-Crítica.

Este trabalho se apresenta como um exercício de investigação de possibilidades, desafios e propostas para analisar as contribuições da prática do ensino-aprendizagem da xilogravura, na busca da sua inclusão efetiva nos conteúdos didáticos desenvolvidos no contexto das escolas públicas do Distrito Federal. E nesta intencionalidade elaboro minha proposição, ancorada na Pedagogia Histórico-Crítica, no escopo de trabalhar de forma sistematizada com a xilogravura, arte antiga, tradicional e potente, ressaltando sua história, sua importância, suas características e suas especificidades técnicas e temáticas, que devem convergir não apenas para o aprimoramento de habilidades e competências, mas também para a formação de uma consciência crítica, socialmente construída nas relações interpessoais dialéticas entre o docente e o discente. Durante o percurso de confecção da dissertação, sigo me apoiando num arcabouço teórico acerca da arte-educação e de um memorial de narrativas, de registros, de experiências e vivências erigidas nos depoimentos atuais de educadores e artistas, que me trazem as reflexões necessárias, pertinentes e duradouras sobre a minha prática dual como arte-educador e artista na atualidade.

Presidente - 2255099 - CRISTINA ANTONIOEVNA DUNAEVA
Interno - 2297531 - FELIPE CANOVA GONCALVES
Interna - 1882831 - MARIA DO CARMO COUTO DA SILVA
Externo à Instituição - WOLNEY FERNANDES DE OLIVEIRA - UFG