Banca de DEFESA: CIBELE MARIA PINTO PEREIRA MENEZES DE OLIVEIRA

DISCENTE : CIBELE MARIA PINTO PEREIRA MENEZES DE OLIVEIRA
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Video Conferência

GERAÇÃO DE VALOR NO CONTEXTO DAS UNIDADES DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Geração de Valor; Universidades Federais Brasileiras; Auditoria Interna Governamental.

Esta dissertação tem o objetivo de explicar a influência das variáveis independentes na geração de valor a governança das Universidades Públicas Federais Brasileiras (UFs) através da modelagem de contabilização de benefícios financeiros e não financeiros dos serviços realizados pela auditoria interna governamental. Importante para a consolidação da governança, as atividades da auditoria interna são capazes de promover melhorias nos processos de governança, no desempenho organizacional e nos controles internos. Acompanhando as mudanças sociais, tanto no setor público quanto no setor privado, sua importância vem sendo ressaltada pelos mais diversos normativos que destacam a finalidade da auditoria como sendo a de proteger e agregar valor à gestão das organizações nas quais estão inseridas. Nessa linha, a CGU expediu, em 28 de abril de 2020, a Instrução Normativa nº 10, que torna possível mensurar quanto a auditoria interna está agregando valor tanto financeiro quanto não financeiro. Importante para o desenvolvimento econômico e com demandas sociais relevantes, as UFs vêm sofrendo sucessivos cortes orçamentários, tornando necessário uma gestão cada vez mais eficiente. Diante disso e em razão da sua importância na criação de capital humano de qualidade, acredita-se que, um mapeamento das atividades de auditoria que mais contribuem para o aperfeiçoamento da gestão permitirá uma melhora tanto na atividade da auditoria quanto na gestão administrativa e universitária das UFs. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo quali-quantitativo, em que houve o levantamento nos PAINTS e RAINTS das 68 UFs dos benefícios gerados no período de 2019 a 2021, bem como das atividades desenvolvidas pela auditoria no período analisado. Dessa forma foi possível relacionar as variáveis independentes referentes aos serviços de auditoria com a geração de valor, quais sejam: total de trabalhos realizados (AUDT), trabalhos realizados com base na avaliação de riscos (AUDR), capacitações realizadas (AUDC), atividade de monitoramento (ADUM), atividade do programa de gestão e melhoria da qualidade (PGMQ) e número de integrantes da auditoria interna (QAUD). Por meio de uma regressão logística, constatou-se o poder explicativo das variáveis independentes. Em relação aos benefícios financeiros gerados no período, todas as variáveis foram relevantes, sendo a variável atividade de monitoramento a que possui o maior poder explicativo (0,32%), mas em relação as variáveis AUDR e AUDC foi constatado que, apesar de relevantes, elas influenciam negativamente a probabilidade de ocorrer uma geração de valor monetária. Quanto aos benefícios não financeiros, apenas a variável AUDR se mostrou irrelevante e a variável AUDC, apesar de relevante, também influencia negativamente a geração de valor não monetária. A variável PGMQ mostrou maior poder explicativo (0,29%) para a geração de benefícios não financeiros. Ainda foi possível verificar lacunas na IN CGU nº 10/2020, as quais não permitem uma real demonstração de todos os benefícios gerados pela auditoria interna.

Presidente - 2478208 - ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA
Interna - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Externo à Instituição - PAULO AGUIAR DO MONTE
Notícia cadastrada em: 31/07/2022 23:11