Banca de DEFESA: JOAO RICARDO MORALES

DISCENTE : JOAO RICARDO MORALES
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Video Conferência

A CONTRAPARTIDA DO EGRESSO: UMA ANÁLISE DO RELACIONAMENTO COM OS ALUMNI E COMO ELES PODEM CONTRIBUIR PARA SUA ALMA MATER

Alumni; Universidade; Relacionamento;

Um cenário mundial de redução de investimento público na educação nos últimos anos vem fazendo com que as universidades voltem seus olhos para alternativas que possam compensar essa perda, sem comprometimento da qualidade do ensino. Enquanto no Brasil a aproximação das Instituições de Ensino Superior com seus egressos tem a preocupação com os possíveis resultados do SINAES e do ENADE e a consequente redução ou incremento de repasses federais decorrentes destas avaliações, o resto do mundo começa a seguir o centenário exemplo americano de relacionamento com seu Alumni, com vistas às oportunidades existentes. Ainda que os endowments funds sejam a principal forma americana de sustentar a qualidade de sua educação superior e o comprometimento dos ex-alunos com sua Alma Mater mantenha os saldos destes fundos na casa dos bilhões de dólares, existem outras formas dos Alumni colaborarem com suas instituições formadoras, e que poderiam ser implementadas nas universidades brasileiras. Esta dissertação busca investigar a importância do relacionamento das universidades com seus egressos. A revisão bibliográfica traz a importância do Alumni desde os primórdios da universidade americana até a metade do século XX. Uma bibliometria apresenta o estudo histórico científico sobre o relacionamento entre as universidades e seus Alumni em todo o mundo desde 1960 até hoje e a tendência das pesquisas atuais no assunto. Uma pesquisa sistemática no portal de periódicos CAPES traz estudos e experiências em todos os continentes sobre como aproveitar a colaboração dos ex-alunos com sua instituição formadora para conseguir um melhor resultado na educação, não necessariamente através da arrecadação de fundos. Um estudo dos portais de egressos nas mais bem classificadas universidades brasileiras faz uma comparação com as experiências nas melhores instituições americanas e no  mundo, mostrando a diferença de importância dada ao tema entre elas. Por fim, baseado nas experiências colhidas através dos trabalhos estudados nesta dissertação, apresenta uma sugestão de “Trilha Básica” para o implemento e aproveitamento da relação do egresso com sua universidade.

Presidente - 1546818 - ANA CAROLINA PEREIRA ZOGHBI
Interna - 2306510 - DEBORAH OLIVEIRA MARTINS DOS REIS
Interno - 1981130 - RAFAEL TERRA DE MENEZES
Externo à Instituição - RAPHAEL ALMEIDA VIDEIRA - PUC - SP