A (IR) RELEVÂNCIA DA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA E O AVANÇO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM RETRATO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
invenção e inovação tecnológica, interação universidade-empresa, aspectos quantitativos e qualitativos
Esta dissertação insere-se em uma pesquisa sobre as interações Universidade-Empresa (U-E). Ela caracteriza o processo de interação U-E a partir das particularidades das doze universidades nas quais essa interação é mais intensa no Brasil: UFBA, UFF, UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, UFPE, UFPR, UNESP, USP, UNICAMP e, em especial, da Universidade de Brasília (UnB). Para tanto foi realizada uma pesquisa descritivo-explicativa de abordagem quali-qualitativa. Foram utilizados como referência dados coletados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq), por meio dos censos realizados no período de 2000 a 2016, e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Evidenciamos que as universidades que mais interagem no Brasil, em número absoluto são USP, UFRJ e a UNESP, e as universidades que possuem maior proporção de integração são UFSC, UFBA e UNESP. Utilizando-se de pesquisa quali-quantitativa, ancorada na pesquisa bibliográfica, evidenciamos, entre as características levantadas dos programas de pós-graduação, que as mais relevantes para o processo de integração são: a quantidade de programas, a quantidade de docentes, a quantidade de pesquisadores e a quantidade de pesquisadores doutores. Por fim, os resultados do estudo indicam que a UnB pode melhorar seu processo de integração caso aperfeiçoe características dos seus programas de pós-graduação.