Banca de DEFESA: RAFAEL ZONTA

DISCENTE : RAFAEL ZONTA
DATA : 17/02/2023

O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

Universidade de Brasília; Sistema Nacional de Inovação; Empresas; Inovação Tecnológica; Pesquisa e Desenvolvimento.

O presente estudo foi realizado com a finalidade de contribuir com a avaliação da Política de Inovação da UnB, suas diretrizes e como ela é executada, considerando especialmente a relação entre a instituição e as empresas, governo e sociedade, tendo como base a Universidade de Brasília (UnB) e sua inserção no Sistema Nacional de Inovação (SNI). Com o objetivo geral desta dissertação de realizar uma avaliação da Política de Inovação da UnB, bem como, de suas diretrizes e de sua execução, considerando especialmente a relação entre a instituição e as empresas, governo e sociedade, foi utilizado método de pesquisa dos dados por meio de leitura qualitativa e quantitativa. Após uma apresentação de conceitos sobre o tema, verificou-se a relevância da inovação para o desenvolvimento de uma economia robusta e quais aspectos que levam o Brasil a estar em um SNI incompleto, por meio de uma análise do histórico do tratamento dado pela administração pública da questão da Ciência e Tecnologia do país. Na sequência é apresentado o método de revisão bibliográfica das produções intelectuais nacionais e internacionais. No Referencial teórico apresenta-se diversidade de autores com abordagem histórica sobre o tema proposto, assim como, os principais estudiosos que trouxeram as primeiras definições de Sistemas de Inovação. Continuando, há uma abordagem consistente sobre o Sistema Nacional de Inovação Brasileiro, com definições, papel das organizações, início do caminho do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e dentre outros. No decorrer, houve a necessidade de tratar das normas que envolvem estabelecimentos de medidas que incentivam a inovação, pesquisa científica e tecnológica por meio da Lei de Inovação Tecnológica n° 10.973/2004, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Emendas Constitucionais e a Lei n° 13.243/2016 que passou a ser reconhecida como um novo Marco Regulatório direcionado à Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Ademais, há uma contextualização sobre a interação entre Universidades e Setor Privado constando a importância das Instituições de Ensino Superior pela facilidade de atrair empresas devido a formação de recursos humanos qualificados, pelo ambiente educacional e cultural. Ainda, apresenta-se os esforços da P&D industrial, a importância da pesquisa bidirecional, política de financiamento de inovação e suas agências brasileiras de fomento e percepções do cenário político e econômico. Evoluindo na pesquisa é explicitado sobre os métodos e técnicas envolvidos, a população e amostra com 8 estudo de caso e avaliação da Política de Inovação da UnB, embasando-se nos normativos nacionais e internos da UnB e dados referentes ao esforço de inovação produzido pela instituição. Por fim, foram apresentados os procedimentos de coleta e análise documental com informações qualitativas e quantitativas, os seus resultados empíricos da execução da política da UnB e considerações finais.

Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interna - 051.861.936-23 - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB
Externa à Instituição - Natália Aurélio Vieira - MS
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR