Banca de DEFESA: JULIA DE CASSIA NUNES FONTES

DISCENTE : JULIA DE CASSIA NUNES FONTES
DATA : 30/08/2023
LOCAL: FACE

PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AO MÓDULO PATRIMÔNIO MÓVEL DO SIPAC: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

inovação tecnológica, administração universitária, gestão pública, Módulo Patrimônio Móvel, Universidade de Brasília

As universidades passaram por um processo de profunda transformação ao longo das últimas duas décadas. Acontecimentos derivados da internacionalização das economias tornaram necessário romper paradigmas em resposta a novas demandas impostas a elas. Nesse contexto, emerge a necessidade de inovar cada vez mais os processos de trabalho dos seus servidores, como no caso da Universidade de Brasília (UnB). Ela inovou seus processos, com a integração de seus sistemas internos, implementando o pacote de ferramentas de Sistemas Integrados de Gestão (SIG), que inclui o SIPAC/UnB e o SIGRH/UnB, aproveitando as oportunidades proporcionadas pela inovação tecnológica. A literatura especializada sugere que é crucial realizar um planejamento adequado e considerar as dificuldades que surgem ao introduzir tais inovações. Fatores como a cultura organizacional e a resistência à mudança, desempenham um papel importante, já que as pessoas têm a tendência de se acomodar e resistir a transformações que as tirem de sua zona de conforto. Essas barreiras representam obstáculos que dificultam a adoção de novas tecnologias "exigidas pelo ambiente", tornando-se essencial investir em treinamento e capacitação dos funcionários, antes de iniciar qualquer inovação tecnológica. Diante deste contexto, identificou-se a necessidade de investigar como ocorreu esse processo de inovação tecnológica na UnB, por meio da implementação daqueles sistemas em seus procedimentos internos. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo de caso na Coordenação de Patrimônio da UnB, buscando compreender a percepção dos usuários em relação ao Módulo Patrimônio Móvel do SIPAC. Compreende-se que entender completamente o funcionamento das atividades dos responsáveis pelos bens patrimoniais móveis da UnB em suas unidades, utilizando o Módulo Patrimônio no SIPAC/UnB, representou um desafio significativo. Diante dessas reflexões, deparou-se com uma resistência cultural sólida, percebendo que modificar o ambiente de trabalho dos funcionários da UnB representa tarefa não trivial.

Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externa à Instituição - JOANA D ARC BARDELLA CASTRO - UEG
Presidente - 403969 - JORGE MADEIRA NOGUEIRA
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR