Banca de DEFESA: Armando Melo e Santos

DISCENTE : Armando Melo e Santos
DATA : 09/10/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA

Análise de Políticas Públicas de Transferência Condicional de Renda – Um Olhar sobre o Programa Mães de Goiás

Programas de Transferência Condicional de Renda, Propensity Score Matching, PSM. Educação, Goiás, Mães de Goiás, PTCR

Programas de Transferência Condicional de Renda abrangem um conjunto de políticas públicas implementadas em diversos países do mundo com o objetivo principal de reduzir a pobreza e a desigualdade e nesse contexto foi implementado em 2021 o Programa Mães de Goiás. Este programa tem como intuito a melhoria da saúde na primeira infância e a permanência dos filhos dos beneficiários no sistema escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é estimar o impacto deste Programa no alcance da redução da distorção idade-série e na melhoria dos indicadores educacionais. Para isso foram utilizados os dados do CadUnico do Governo Federal e dados específicos sobre o programa, mantidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. A técnica utilizada foi o Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostraram que estar em uma família beneficiária do programa tem impactos positivos na permanência dos jovens com idade de 6 a 18 anos na rede escolar.

Externa à Instituição - ANAELY DA SILVA MACHADO - CNI
Presidente - 6404931 - MARIA EDUARDA TANNURI PIANTO
Interno - 1981130 - RAFAEL TERRA DE MENEZES
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS