Banca de DEFESA: ALAN BEZERRA MACEDO

DATA : 18/08/2022
LOCAL: Plataforma Zoom

CICLOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS:

A eficiência dos gastos públicos na Universidade de Brasília no período 1995-2020

Eficiência. Ciclo Político. Educação. Análise Envoltória de Dados (DEA)

As questões educacionais podem ser analisadas sobre três grandes aspectos: 1) o acesso; 2) a adequada gestão e 3) a qualidade dos serviços ofertados. A partir da expansão da base de acesso, se faz necessário e mais evidente, avaliar as questões de gestão e de qualidade. Este trabalho buscou avaliar quais os ciclos políticos apresentaram a maior eficiência dos gastos na Universidade de Brasília entre os anos de 1995 a 2020. Durante esse período o Brasil foi governando com ideologias partidárias bastante distintas, principalmente no que tange a forma de financiamento na educação de nível superior. O método utilizado para avaliar a eficiência foi a Análise Envoltória de Dados (DEA), uma técnica de programação linear que estima uma fronteira de produção com dados reais gerando uma fronteira não paramétrica. O modelo da DEA foi com retorno variável de escala (VRS) orientado para output, de modo a avaliar o quanto poderia ser produzido a partir dos insumos. Para variáveis de inputs foram utilizadas as despesas liquidadas (gastos), o número de docente e o número de técnicos administrativos, já para os outputs foram considerados: o número de vagas preenchidas e o número de formados. O estudo demostrou que a eficiência plena foi alcançada em dois momentos: o período de 1995-1998 e o período de 2003-2010. É importante notar que as maiores eficiências são alcançadas justamente em governos que possuem divergências importantes com o trato dos gastos na área de educação, entretanto, é possível afirmar que os índices são alcançados atendendo as premissas ideológicas-partidárias. No primeiro período o foco é na melhoria da gestão e na eficiência nos recursos e o segundo período num aumento de gastos, buscando o acesso mais universal à educação superior, e a eficiência é alcançada na geração de serviços em proporções superiores aos gastos. Por fim, num cenário que se observa uma tendência de redução de recursos destinados à educação, torna-se de grande importância a mensuração de indicadores de eficiência que visem a melhoria constante no processo de gestão.

Externo à Instituição - CLAUDIO HAMILTON MATOS DOS SANTOS
Presidente - 5161871 - MILENE TAKASAGO
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS