Banca de DEFESA: Wallérya Leandra dos Santos

DATA : 27/01/2023
LOCAL: Vídeo conferência

PROGRAMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

Educação, STEM, AEB, Programas educacionais.

A educação é de grande importância para a sociedade, uma vez que embasado em seus preceitos, se fundamentam inúmeros avanços e tecnologias que moldam a qualidade de vida e contribuem para economia mundial. A construção desse cenário configura-se como um referencial para o entendimento que segundo a Base Nacional Comum (BNCC) a primeira etapa é Educação Básica, Educação Infantil. Diante disso, segundo STEM education (Science, Technology, Engineering and Mathematics), o benefício dessa educação é de tornar alunos inovadores e nessa abordagem promover aos jovens a vontade de prosseguirem os seus estudos em áreas ligadas à ciência, tecnologia e engenharia. A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criado em 1994, teve como uns dos objetivos criar os Programas Educacionais, como o Programa AEB Escola, Espaço Educação e Tecnologia –E2T, CVT-E Augusto Severo e a AEB Escola Virtual, a qual veio após a doença Covid-19, além do acordo de cooperação com o Globe/Nasa. Entretanto o estudo proporcionou compreender a importância acerca dos programas educacionais no âmbito da Agência Espacial Brasileira, e na condução dos referidos projetos.

Interna - 1546818 - ANA CAROLINA PEREIRA ZOGHBI
Externo ao Programa - 1550794 - JOSE GUILHERME DE LARA RESENDE
Presidente - 2262223 - MARINA DELMONDES DE CARVALHO ROSSI
Externo à Instituição - RODRIGO LEONARDI