Banca de DEFESA: PEDRO IVO BARBOSA DOS SANTOS

DISCENTE : PEDRO IVO BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 01/06/2023

FINANCIAMENTO PÚBLICO NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO: uma análise das captações de recursos pela Universidade de Brasília (UnB).

Esporte Universitário, Financiamento público no esporte, manifestação do esporte.

O esporte universitário em sentido amplo, abrange as principais manifestações explicitadas pela Constituição Federal: manifestação educacional, de rendimento, de formação, de participação e lazer. A Universidade de Brasília (UnB) é uma instituição federal de ensino superior de pesquisa e estudo em todos os ramos. Dentre suas competências institucionais, destaca-se a coordenação e execução da política do esporte universitário. Um importante destaque dessa competência da Universidade está atrelado ao gerenciamento do orçamento público para a execução das atividades e ações esportivas. As principais fontes de recursos utilizado pela UnB para realizar seus projetos vêm do Tesouro Nacional, Programa de Assistência Estudantil (PNAES) e Emenda Parlamentar. O objetivo desse trabalho é mapear as fontes de financiamento público ao esporte universitário, como instrumento de inovação tecnológica, analisando as captações de recursos realizadas pela Universidade de Brasília, durante a vigência do PDI 2018-2022. Observou-se que a execução dos recursos voltados para o esporte é significativamente maior para os programas esportivos de alto rendimento. Entende-se que não uma constância de financiamento esportivo, somente a captação dos recursos independente da fonte.

Externa à Instituição - AMELIA NAOMI ONOHARA - AEB
Interna - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Presidente - 051.861.936-23 - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB