Banca de DEFESA: LUIZ PAULO KIKUCHI CARDOSO

DISCENTE : LUIZ PAULO KIKUCHI CARDOSO
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Videconferência

PERFIL DAS PUBLICAÇÕES E A FORMAÇÃO DE REDES DE PESQUISADORES NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES.

Cidades Inteligentes. Universidade. Capital Humano. Revisão Sistemática da Literatura. Rede de Relacionamento.

O termo "cidade inteligente" integra um conjunto de teorias e tecnologias que proporcionam a melhora de vida da população em um contexto urbano. Dentre os pilares que sustentam essa proposta está o capital humano, moldado por Instituições de Ensino Superior - as Universidades. O crescimento populacional e consequentemente o crescimento dos problemas como infraestrutura, mobilidade, segurança afetam de maneira negativa os cidadãos. Transformar centros urbanos em cidades inteligentes pode contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso a formação de capital humano capacitado para pensar e conduzir a transformação é essencial e considerando o rápido avanço da tecnologia a construção de cidades inteligentes se torna uma possibilidade real e a universidade possui potencial para ser um agente propulsor no desenvolvimento de pesquisas e projetos de construção de cidades inteligentes. Este trabalho possui como objetivo analisar de maneira global as contribuições das universidades na formação de capital humano no contexto das cidades inteligentes, compreendendo o papel das universidades brasileiras neste cenário, identificando a formação de redes de relacionamento de pesquisadores e universidades brasileiras por meio de grupos de pesquisa sobre o assunto, bem como identificar as universidades brasileiras que mais produzem pesquisas sobre cidades inteligentes.

Interna - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - FERNANDO SZIMANSKI - INEP
Presidente - 051.861.936-23 - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB