Banca de DEFESA: DJANE OLIVEIRA FERREIRA

DISCENTE : DJANE OLIVEIRA FERREIRA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Videoconferência

Educação a Distância e Tecnologias Aplicadas a Educação Superior – Um Estudo de Caso no CEAD.

Educação a Distância; Tecnologias de Informação; Legislações.

Esse trabalho teve como objetivo analisar as estratégias para a implementação do ensino a distância na Universidade de Brasília com o apoio do órgão administrativo CEAD, utilizando as normativas vigentes no Brasil. Dessa forma, o arcabouço teórico que sustentou a pesquisa foi identificado por meio de pesquisa bibliográfica, nela foi possível identificar os estudos de Moran (2003), Martins (2019) e Gomes (2009), esses foram alguns autores abordados nessa pesquisa, que indicam a importância do aprimoramento do ensino a distância no Brasil. Para a coleta de Dados procedeu-se uma análise documental dos relatórios anuários da Universidade de Brasília no período de 2017 a 2022, fornecidos pelo Decanato de Planejamento e Avaliação Institucional, relatórios de Gestão do CEAD nos anos de 2019 a 2021. Os relatórios demonstram a oferta de cursos com o intuito de formação e produção de materiais didáticos para os docentes, discentes e servidores técnicos, vislumbrando o avanço do uso das tecnologias na propagação do ensino a distância na UnB. Visando efetuar uma análise da pesquisa foi efetuado um estudo das principais legislações que regem a modalidade de ensino a distância no Brasil, destaca-se a portaria de nº. 2117 de dezembro de 2019, essa portaria aborda a oferta de 40% de ensino a distância nos cursos de graduação, porém, ainda não foi institucionalizada na Universidade de Brasília. Desse modo, conclui-se a importância de uma formação futura de um grupo de trabalho com o intuito de contribuir para a institucionalização do ensino a distância na Universidade de Brasília.

Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externa à Instituição - Maria Cristina Pegorin - UNICEUB
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Presidente - ***.292.231-** - TATIANE REGINA PETRILLO PIRES DE ARAUJO - UnB