Banca de DEFESA: TALITA CARVALHO CARLOS

DISCENTE : TALITA CARVALHO CARLOS
DATA : 01/09/2023
LOCAL: Videconferência

Conexões Estratégicas: Explorando a relação entre inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia na Universidade de Brasília.

inovação; propriedade intelectual; transferência de tecnologia; ativos intangíveis; Universidade de Brasília; FORMICT.

A relação entre a gestão estratégica da propriedade intelectual (PI) e da transferência de tecnologia (TT) é elemento relevante para fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico. A proteção adequada dos ativos intangíveis não apenas garante os direitos dos autores, mas também desempenha papel fundamental na transferência de conhecimentos para a sociedade, conectando o meio acadêmico às demandas do mercado. A presente pesquisa analisou o papel da PI na promoção da TT e no estímulo à inovação no ambiente acadêmico da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho, de natureza aplicada e abordagem quantitativa, baseou-se em um estudo de caso na própria universidade. Tendo em vista a realização de pesquisa documental comparativa, foram percebidos pontos de convergências e de divergências na gestão de ativos intangíveis internos e externos à UnB. Os resultados demonstram que há um ambiente propício à inovação tecnológica na UnB, o que gera resultados positivos não apenas no cenário acadêmico, mas também na sociedade e na economia como um todo. O trabalho possuí uma base sólida de dados e informações coletados de Relatórios de Gestão da UnB e do Relatório FORMICT ano-base 2019, podendo ser utilizado como referência para futuras pesquisas acadêmicas relacionadas ao tema da gestão estratégica de ativos intelectuais no meio acadêmico.

Interna - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - FERNANDO SZIMANSKI - INEP
Presidente - ***.861.936-** - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB