Banca de DEFESA: Janaina Gonçalves de Oliveira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Janaina Gonçalves de Oliveira
DATA : 01/09/2023
HORA: 17:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

A APLICAÇÃO DOS INDICADORES PARA MEDIÇÃO DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS SOB A TEMÁTICA DE CIDADES INTELIGENTES PODE CONTRIBUIR NA GESTÃO DOS MUNICÍPIOS GOIANOS DA PMB (PERIFERIA METROPOLITANA DE BRASÍLIA)?


PALAVRAS-CHAVES:

Cidade Inteligente, Tecnologias e Cidades, Indicadores, ISSO 37122 e 37120


PÁGINAS: 204
RESUMO:

Com as cidades, as pessoas alcançaram um estado de bem-estar mais elevado que pode ser observado pelo crescimento nos índices de desenvolvimento humano, educação, renda e expectativa de vida. Nos últimos 20 anos a tecnologia evoluiu em um ritmo acelerado, trazendo novas formas de trabalhamos e nos comunicamos. Essas evoluções causaram também um grande impacto na forma com que os cidadãos se relacionam com as cidades. Um exemplo disso são os aplicativos de compartilhamento de carros como Uber, transformaram a forma com que as pessoas se deslocam, sendo uma alternativa para enfrentar os problemas de mobilidade das grandes cidades. Para uma cidade ser inteligente seus serviços digitais devem estar conectados entre si e com os cidadãos. O rótulo “cidade inteligente” ainda é um conceito vago e difuso. Cidades verdadeiramente inteligentes desempenhariam um papel importante no cumprimento de todos os 17 ODS, desde o combate à pobreza, o uso inteligente dos recursos ambientais para proteger a biodiversidade, o crescimento econômico e a diminuição das desigualdades sociais. A revolução tecnológica tem induzido governos, em todos os níveis, a acelerarem a transformação digital e a adequarem seus processos e serviços aos novos padrões da sociedade. A Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) possui uma funcionalidade evidente entre o Distrito Federal e os municípios a ele limítrofes. Diariamente é intensa a mobilidade de veículos no sentido periferia metropolitana–DF, o que demonstra haver uma dependência dos núcleos urbanos em relação ao Distrito Federal na busca de trabalho e na procura de bens e serviços oferecidos na Capital Federal. A ISO 37122 e 37120 especifica e estabelece um conjunto de indicadores para cidades Inteligentes, que podem ajudar na avaliação de maturidade da cidade e contribuir ou não na gestão dos municípios goianos da PMB.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Externa à Instituição - NATÁLIA AURÉLIO VIEIRA - MCTI
Interna - 1582222 - SIEGRID GUILLAUMON DECHANDT
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 20:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35_Prod.sigaa29