Contribuições da política de universalização do acesso à energia elétrica (Programa Luz para Todos) para a política de universalização do acesso à banda larga fixa no Brasil.
energia elétrica, banda larga, universalização, infraestrutura, governança, políticas regulatórias, inovação, fundos setoriais, CDE, FUST.
O presente trabalho tem o propósito de analisar o modelo de governança do programa Luz para Todos (LPT), adotado no Brasil para a universalização do acesso à energia elétrica nas áreas rurais e nas regiões remotas da Amazônia Legal e, tendo em vista a similaridade dos desafios regionais, propor um modelo adaptado para a universalização do acesso à banda larga fixa no país. Ainda que os setores de energia elétrica e de telecomunicações se organizem de formas distintas, próprio das políticas regulatórias específicas de cada setor, ambos se constituem infraestruturas sociais relevantes para o fomento à qualidade de vida das pessoas, com desafios similares de acesso físico e/ou remoto nas áreas isoladas do território nacional.