Banca de DEFESA: SANDRA CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA CRISTINA DA SILVA
DATA : 25/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: virtual
TÍTULO:

 QUALIDADE E EQUIDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR E DA CONECTIVIDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Eficácia Escolar; Infraestrutura Escolar; Conectividade Digital; Equidade Educacional; Qualidade da Educação.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A pesquisa investiga a eficácia escolar na educação básica brasileira, articulando fatores intraescolares, como infraestrutura física e conectividade digital, ao desempenho e à equidade educacional. O estudo estrutura-se em dois eixos: uma revisão sistemática da produção científica nacional sobre eficácia escolar entre 2000 e 2024 e uma análise empírica da percepção docente sobre as condições físicas e digitais das escolas, baseada em dados do Equidade.Info. A literatura aponta uma produção acadêmica consolidada, fundamentada nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e em modelos multiníveis, mas revela lacunas importantes, como a sub-representação de algumas etapas educacionais e a falta de integração entre abordagens qualitativas e quantitativas. No eixo empírico, os resultados evidenciam que, embora serviços essenciais como água encanada, banheiros e energia elétrica sejam amplamente disponíveis, persistem desafios relacionados à ventilação inadequada, materiais escolares e ao uso pedagógico da internet. A conectividade digital enfrenta limitações quanto à estabilidade e velocidade da rede, comprometendo seu potencial educativo e afetando práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, os docentes demonstram avaliações distintas sobre suas escolas como local de trabalho e como ambiente de aprendizagem para os filhos. A articulação entre achados teóricos e empíricos reforça o papel dos fatores intraescolares na promoção da eficácia educacional, indicando que a qualidade da infraestrutura e da conectividade digital afeta diretamente as condições de ensino-aprendizagem. O estudo contribui para a pesquisa sobre eficácia escolar e equidade, fornecendo subsídios para investigações futuras e para o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao sucesso da educação básica no país.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externo à Instituição - Gustavo Henrique Moraes - INEP
Presidente - 1476784 - REMI CASTIONI
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 08:58
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