O corpo na Educação Infantil – Autoconhecimento e Aprendizagem
Domínio corporal; Autoconhecimento; Educação Infantil; Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers.
Esta investigação tem como objeto de estudo desvelar a presença do corpo, no espaço da Educação Infantil, por meio da interação entre o autoconhecimento e o domínio corporal, na prática profissional, sob a perspectiva da Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. Esta abordagem terapêutica oportuniza o reviver das questões emocionais que permeiam o autoconhecimento e a autonomia, através da vivência psicomotora. A questão central envolve compreender como os profissionais de uma Creche Escola, em Manaus/AM, avaliam a experiência corporal que a psicomotricidade lhes oportunizou, e de que forma essa experiência pode auxiliar no repensar de um projeto de aprendizagem ligado a crianças pequenas. Os fundamentos teóricos foram ancorados na fenomenologia, pautada no fenômeno da aprendizagem, no espaço do Ser-aí, mediante a prática em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, que utiliza conceitos psicanalíticos como fundamento central da vivência corporal. Urie Bronfenbrenner (2002), Maurice Merleau-Ponty (2015), Maria Rita Kehl (2003) e Henri Wallon (1998) fornecem argumentação teórica para investigação de cunho qualitativo exploratório. A construção de dados foi operacionalizada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os profissionais de Educação Infantil que realizaram sequências de trabalho psicomotor com a pesquisadora ao longo de 18 anos. A interpretação de dados foi viabilizada mediante análise de conteúdo, segundo os conceitos de Laurence Bardin (2010). Os resultados encontrados foram a percepção de que o autoconhecimento, por meio do domínio corporal, contribui efetivamente com o planejamento de atividades das profissionais que atuam no espaço da Educação Infantil, bem como favorecem um processo de aprendizagem mais significativo para as crianças na primeira infância.