O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS, APRENDIZADOS E PERSPECTIVAS
Alfabetização; Pandemia de Covid-19; Ensino Remoto
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as consequências da pandemia de covid-19 no processo de alfabetização dos estudantes do bloco inicial de alfabetização de uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O Caic JK, objeto deste estudo, caracteriza-se como uma escola classe com múltiplos atendimentos: educação infantil, educação especial e ensino fundamental (anos iniciais). Este estudo utiliza o método qualitativo, com abordagem do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o grupo focal. A entrevista semiestruturada foi realizada com mães e professores de estudantes que experienciaram o processo de alfabetização, no contexto da pandemia; por sua vez, o grupo focal foi realizado com estudantes do 3º ano do ensino fundamental que estudaram em escola pública durante a pandemia e vivenciaram o ensino remoto, o ensino híbrido e o retorno presencial. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, sendo definidas três categorias temáticas: (a) alfabetização no contexto da pandemia, (b) a família no processo de alfabetização dos estudantes e (c) trabalho docente e novas perspectivas para a alfabetização. Os resultados encontrados contribuíram para melhor compreensão dos desafios enfrentados para a continuidade do processo de alfabetização durante a pandemia. A pesquisa destaca a importância da família para auxiliar na promoção da aprendizagem dos estudantes e evidencia a formação docente como meio de proporcionar uma educação e uma alfabetização de qualidade para os estudantes, ressaltando a importância do trabalho coletivo para a recomposição das aprendizagens. Além disso, os resultados apresentaram aumento do déficit na alfabetização dos estudantes e indica que é necessário um trabalho conjunto para superar as dificuldades impostas pela pandemia. Outro resultado previsto, desde o início da pandemia, foi o aumento das desigualdades sociais e educacionais, atingindo especialmente as pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Dessa forma, o processo de alfabetização precisa incluir todos os estudantes, pois toda criança deve ter direito à alfabetização e à educação de qualidade