Relações objeto, fonema e grafema durante situações educativas de leitura compartilhada em crianças de 4 e 5 anos de uma escola infantil
Literacia; Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil.
A consciência fonêmica é um importante requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estudos científicos apontam para a relevância da literacia emergente no desenvolvimento dessa competência. Nessa perspectiva o objeto possui um importante papel, uma vez que está carreado de significados e conhecimento sociocultural, sendo compartilhado entre o adulto e a criança desde o nascimento. Através deste busca-se identificar o papel que os objetos têm na aprendizagem de aspectos fonêmicos em crianças de quatro e cinco anos, durante situações educativas mediadas por adultos. Para tanto, utilizou-se estudo de caráter não experimental, transversal descritivo-exploratório, de caráter observacional envolvendo registros de áudio e vídeo. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a aprendizagem da consciência fonêmica e o uso de objetos, concluindo que a ação intencional do adulto, por meio de situações educativas, e o uso de objetos na aprendizagem infantil é fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo e para a aprendizagem da consciência fonêmica.