Escrever e contar é só começar: numeracia com crianças de uma instituição privada de Educação Infantil
Educação Infantil; Linguagens Matemáticas; Numeracia; Pragmática do Objeto; Materialidade.
O estudo da ‘numeracia’ está relacionado a uma nova forma de pensar o processo de desenvolvimento das linguagens matemáticas e se apresenta com possibilidades promissoras para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com tal entendimento, o objetivouse compreender qual o papel dos objetos na aprendizagem da linguagem matemática, a partir da abordagem da Pragmática do Objeto, fundamentada na materialidade semiótica dos processos coletivos interativos. Dessa forma descreve-se, de maneira sistematizada, a partir de revisão bibliográfica, como a prática pedagógica orientada por situações educativas (SE), mediada pela relação triádica professor-criança-objeto, pode favorecer a emergência de Funções Executivas (FE). O estudo foi realizado a partir do registro e análise de situações educativas (SE) em uma escola particular do DF, de forma coparticipante, envolvendo o uso de objetos e correlacionando-os às linguagens matemáticas. Dialogando com estudos diversos, como os de Rodríguez (2009); Palácios e Rodríguez (2015); Alencar e Rengifo-Herrera (2020); Welsh et al. (2008), apresenta-se aqui as ações das crianças ao usarem signos e como se apropriam e criam significados a partir da linguagem matemática. Os resultados mostram a importância do planejamento sistematizado e teoricamente fundamentado para que a estruturação de SE possam ser promotoras de desenvolvimento das FE, a partir da mediação entre professorescrianças-objetos. Em paralelo, é possível reforçar a pertinência da formação inicial e continuada para o trabalho com as múltiplas linguagens na primeira etapa da educação básica.