Banca de DEFESA: EMELY CRYSTINA DA SILVA VIANA

DISCENTE : EMELY CRYSTINA DA SILVA VIANA
DATA : 24/07/2024
LOCAL: online

Alfabetização como direito: estratégias de intervenção e o ensino ajustado às necessidades de estudantes do Bloco Inicial de Alfabetização

Alfabetização; intervenções; práticas pedagógicas; ensino ajustado; Bloco Inicial de Alfabetização.

Esta dissertação analisa estratégias de intervenção desenvolvidas por professoras alfabetizadoras, em classes de 1º, 2º e 3º anos em escola pública do Distrito Federal, com vistas à superação de dificuldades e avanço das aprendizagens de estudantes quanto ao processo de alfabetização. Com base na premissa de que é prioritário pensarmos em formas de praticar o ensino ajustado à diversidade de necessidades dos estudantes (Morais, 2012) e considerando a aprendizagem escolar como processo subjetivo, esta pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte questão norteadora: que estratégias de intervenção são desenvolvidas por professoras alfabetizadoras com vistas à superação de dificuldades e avanço das aprendizagens de estudantes quanto ao processo de alfabetização? Quanto à fundamentação teórica, embasou-se especialmente em Martínez; Rey (2017), Morais (2012), Rossato e Martínez (2011, 2015), Soares (2014, 2021, 2023) e Tacca (2009, 2014). Esta pesquisa se desenvolveu com enfoques conceituais e metodológicos qualitativos, tendo, como lócus investigativo, classes de alfabetização em escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) vinculada à Regional de Ensino do Plano Piloto e, como sujeitos de pesquisa, docentes alfabetizadores do Bloco Inicial de Alfabetização. Adotaram-se as seguintes técnicas para a coleta de dados: observação participante; entrevistas semiestruturadas; análise documental (Lüdke; André, 2022). Enquanto estratégia para análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2020; Franco, 2018). Os principais achados da pesquisa foram: garantir a progressão do ensino para o 1º, 2º e 3º anos e praticar o ensino ajustado são desafios, especialmente no 2º e 3º anos, o que poderá ser favorecido pelo desenvolvimento de um trabalho em rede entre os agentes educativos. Ademais, quanto ao atendimento das especificidades dos estudantes em sala de aula, observaram-se especialmente quatro tipos de estratégias: i) realização da mesma atividade com auxílio diferenciado; ii) adaptação da atividade; iii) atividade personalizada para estudante ou grupo; e iv) estratégias de ação desenvolvidas no dia a dia. Por fim, outro achado se refere à necessidade de monitoramento contínuo dos alcances de aprendizagem dos estudantes do ciclo de alfabetização com o intuito de planejar estratégias de intervenções necessárias ao ensino ajustado, objetivando a garantia da alfabetização como direito. Para estudos futuros, sugere-se a realização da pesquisa de campo em dois momentos distintos no início e final do ano para o confronto mais aprofundado entre o trabalho desenvolvido, os avanços observados e as reconfigurações subjetivas ocasionadas. Como produto técnico, exigência do mestrado profissional, desenvolveu-se um PDF interativo, com estratégias interventivas e práticas pedagógicas desenvolvidas, intentando a superação das dificuldades e o avanço das aprendizagens de estudantes quanto ao processo de alfabetização.

Externa à Instituição - RITA DE CASSIA SILVA CASTRO - UFES
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Presidente - 3974025 - HELIO JOSE SANTOS MAIA
Externa ao Programa - 2330228 - PAULA GOMES DE OLIVEIRA - null