A Escolarização de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida no Distrito Federal: Desafios e Implicações
Adolescente em conflito com a lei. Trajetória escolar. Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida
O presente trabalho se propõe a compreender fenômeno de rompimento escolar vivenciado por adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Meio Aberto em uma unidade socioeducativa do Distrito Federal. Ele tem como objetivo geral: Compreender a relação do adolescente em cumprimento de medida de Liberdade Assistida (LA) com a escola e suas consequências. A hipótese é que o desinteresse dos adolescentes pela escola está associado à sua trajetória escolar. Para tanto, lança-se mão de abordagem quantitativa e qualitativa exploratória e descritiva com a utilização dos seguintes instrumentos: coleta de dados nos bancos de dados e documentos do programa socioeducativo e Secretaria de Educação, aplicação de questionários, entrevista semiestruturada e análise documental. A coleta de dados foi realizada junto aos adolescentes, suas famílias, a equipe socioeducativa e as escolas que estão ou estiveram vinculados. Os resultados do estudo estão organizados no formato multipaper, disposto em três artigos. O primeiro artigo buscou descrever o perfil dos adolescentes em cumprimento de medida de meio aberto no DF. O segundo artigo, teve como objetivo analisar a trajetória escolar de 6 adolescentes vinculados à Gerência de Atendimento em Meio Aberto (GEAMA) de Samambaia. No que tange ao terceiro artigo, pretendeu-se compreender que escola tem sido ofertada a esses adolescentes antes e durante o cumprimento da medida socioeducativa. Diante disso, propõe-se um produto técnico com foco no acompanhamento escolar desses adolescentes dentro das medidas de meio aberto.