Banca de DEFESA: Stanley Amarante Rodrigues

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Stanley Amarante Rodrigues
DATA : 26/05/2025
HORA: 09:30
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZmFmZTkzYzctODM4Yi00MWY0LWI5ZDAtOGJhOWIxNDkwZ
TÍTULO:

QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA:

ANALISANDO HQS EM UMA PESPECTIVA DECOLONIAL PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

História em Quadrinhos, Ensino de História, Decolonialidade, Metodologia de Análise de Histórias em Quadrinhos


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Essa pesquisa mostra a análise, para o Ensino de História, de três Histórias em Quadrinhos publicadas no Brasil a partir dos anos 2000 e que se destacaram bastante no meio da Arte Sequencial: Cumbe, Persépolis e Palestina, todas obras com temáticas de colonialidade e decolonialidade. Essa análise buscou pensar de que modos essas obras podem ser inseridas no ensino de História, considerando suas contribuições. Assim, objetivou-se discutir como analisar quadrinhos de forma acessível e prática, pensado no cotidiano de docentes ressaltando uma perspectiva decolonial, trazendo discussões relativas a como os vários corpos não-brancos e femininos são representados, e também sobre a relação ser humano-natureza-espiritualidade. Todas essas temáticas se relacionam na busca dos efeitos da colonialidade presentes nessas três HQs. A perspectiva decolonial é uma das bases teóricas que fundamentam essa investigação. Esta busca uma mudança epistêmica e social, confrontando as hegemonias que condicionam a sociedade e propondo novas dinâmicas a partir dos subalternizados. O foco é contribuir para as pedagogias decoloniais, defendidas por Catherine Walsh, que buscam novas formas de educação que não perpetuem os eixos da colonialidade: poder, ser, saber e viver. Para as análises foi utilizada a metodologia de análise de quadrinhos proposta por Márcia Tavares Chico. Tal metodologia consiste em uma análise em três etapas: a análise estrutural (elementos constituintes de HQs), a análise contextual (tanto dos contextos internos quanto externos à obra) e a análise qualitativa (interpretação dos dados de acordo com a perspectiva teórica adotada, no caso a decolonial). Com esses referenciais que foram analisadas três Histórias em Quadrinhos selecionadas. Essas três HQs trazem diferentes visões quanto à questão decolonial, especialmente sobre as perspectivas marginais, a história conhecida e as silenciadas. Elas também permitem discutir a respeito de histórias de luta e resistência, envolvendo questões de identidade e cultura, impacto de opressões políticas, de perspectiva de gênero e representação feminina e das relações humano-natureza. Com isso, essas HQs permitem um olhar decolonial, trazendo questões diretamente ligadas a essas temáticas para pauta pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFPB
Presidente - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Notícia cadastrada em: 26/05/2025 08:27
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