Banca de DEFESA: PATRÍCIA DE SENA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA DE SENA RIBEIRO
DATA : 18/07/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Atos FE01 e virtual
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES E ORIENTAÇÕES NAS PLENARINHAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA: A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA INVESTIGADA (DF, 2014 A 2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Plenarinha; letramento racial; Educação Infantil; diversidade étnico-racial.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

O presente estudo buscou compreender como a educação antirracista se manifesta na pré-escola no Distrito Federal, considerando as onze publicações dos Guias das Plenarinhas (2014/2024), após a Lei nº 10.639/2003, e os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de Educação Infantil vinculadas à Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Região Administrativa de Ceilândia. O intuito desse levantamento é provocar o debate sobre as orientações dispostas nos Guias das Plenarinhas, se elas são realmente suficientes e eficazes para a formação de professores, com a premissa de desenvolver, no trabalho docente, uma construção de identidade e representação racial que contribua para uma prática efetivamente antirracista, que não seja apenas realizada no mês de novembro, e que ajude na construção de uma escola enquanto espaço social de combate ao racismo. A escolha de Ceilândia como campo de análise dos projetos político-pedagógicos deu-se pelo perfil socioeconômico e racial da população dessa região, bem como por ser a maior Regional de Ensino do Distrito Federal. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa e teve como base a análise documental das publicações e dos Projetos Político-Pedagógicos. Buscou-se verificar se as edições dos Guias apresentam marcadores raciais e se propõem uma prática de fato antirracista na materialidade da Educação Infantil. A partir dos resultados obtidos, pôde-se observar que a educação antirracista, embora não seja contemplada de forma ampla e aprofundada, na maioria dos Guias e projetos políticopedagógicos, não chega a ocupar lugar de invisibilidade, na medida em que recebe tratamento superficial e pontual nesses instrumentos. Em vista dessas constatações, é imprescindível que o lugar da educação antirracista seja de protagonismo, com a finalidade de superar as desigualdades raciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3974025 - HELIO JOSE SANTOS MAIA
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 3056482 - MONIQUE APARECIDA VOLTARELLI
Externo à Instituição - FLÁVIO SANTIAGO - UFJF
Notícia cadastrada em: 14/07/2025 10:28
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