CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PRECOCE AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS OLHARES DOS CUIDADORES PRINCIPAIS E DOS PEDAGOGOS DO PROGRAMA.
Educação Inclusiva; Educação Precoce; Desenvolvimento Infantil; Cuidadores Principais
A Educação Precoce tem buscado alcançar uma visibilidade que leve em conta o desenvolvimento das crianças e permita às pessoas pensar e refletir, em nível processual e pedagógico, acerca de sua importância e o quanto ela é necessária para crianças com especificidades ou não e para seus cuidadores principais. Alguns questionamentos se fazem importantes, dentre eles: como os cuidadores principais e os pedagogos percebem a importância das atividades promovidas no contexto do programa para o desenvolvimento das crianças atendidas? Como essas vivências podem contribuir, ou não, para o engajamento dos cuidadores principais e para a visibilidade social do programa? Como essas vivências podem ampliar, em âmbito social, a compreensão da Educação Precoce e de sua importância no contexto de desenvolvimento e aprendizagem? Com base nesses questionamentos iniciais, buscou-se compreender as possíveis contribuições da Educação Precoce para o Desenvolvimento Infantil, a partir das vivências de cuidadoras principais e pedagogas participantes de um programa específico de Educação Precoce no Distrito Federal. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter fenomenológico, tendo como fundamentação teórico-metodológica o modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner, que enfatiza o desenvolvimento humano como processo contextualizado. Como instrumento de construção das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas e analisados dois relatórios do desenvolvimento das crianças participantes. Os resultados apontam que o programa ainda precisa de maior visibilidade, sendo necessárias mais divulgações e orientações sobre o programa e seu funcionamento. Apesar de ser um tema atual e abrangente, existem poucas pesquisas sobre a temática. Por isso, busca-se ampliar a discussão na tentativa de incentivar que outros trabalhos sobre o Programa de Educação Precoce possam ser produzidos e publicados.