PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO.
Periódico científico da área de educação; Mídias sociais; Divulgação científica; Gestão de periódicos.
Frente às mudanças na tecnologia, no comportamento dos leitores e nos critérios de avaliação, os periódicos científicos precisam encontrar novas formas de divulgar suas publicações, com o objetivo de democratizar a ciência e, assim, atrair autores e leitores, bem como aumentar o número de citações aos artigos publicados – principal métrica utilizada para a avaliação de revistas acadêmicas. Além dos meios tradicionais de disseminação dos manuscritos em indexadores, repositórios e bases de dados, as mídias sociais (MS), acadêmicas, profissionais, os podcasts e as enciclopédias colaborativas emergem como opções alternativas para a divulgação científica. Este estudo aborda a comunicação e a divulgação científica realizada por periódicos científicos através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre as experiências de revistas acadêmicas nas MS no período de 2017 a 2022, para então analisar as ações e resultados da revista Linhas Críticas, editado pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa utilizou os procedimentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Entre as descobertas do estudo de caso, que abrangeu as ações da Linhas Críticas, destacam-se o crescimento de no alcance total das publicações nas MS; o incremento no número de seguidores dos perfis institucionais nas MS; e um percentual expressivo de autores de submissões que tiveram o primeiro contato com a revista nas MS. Concluise que o uso das MS é uma alternativa importante para a divulgação científica, com efeitos positivos também no número de leitores, autores e citações dos periódicos.