Processos Formativos: Uma reflexão sobre as ações de recepção aos calouros de graduação na Universidade de Brasília.
Educação, Processos Formativos, Ações de Recepção aos calouros.
Esta pesquisa é uma contribuição para a reflexão acerca dos processos formativos abrangidos pelas ações de recepção aos discentes de graduação, no que tange à atuação dos setores administrativos envolvidos neste processo. O interesse pelo tema da pesquisa surgiu do contexto de trabalho em que estou inserida como pedagoga na Universidade de Brasília - UnB. Diante da dimensão do tema abordado, delimitou-se esta pesquisa de mestrado com a pretensão de compreender se existem contribuições formativas, por parte dos setores, nas ações de recepção aos calouros de graduação. Além disso, a pesquisa teve por objetivo identificar como os setores envolvidos percebem os processos formativos oriundos destas ações. Ainda, mapeou-se as ações de recepção aos calouros ao longo dos anos e sugeriu-se, como produto técnico, uma Resolução com proposta de inclusão das ações de recepção às políticas da Universidade. Para tanto, no contexto dos valores sociais contemporâneos do pensamento crítico. A proposta metodológica, qualitativa exploratória, com a revisão da literatura da área e com a pesquisa documental. No segundo momento, realizaram-se entrevistas semi estruturadas que contribuíram para a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo.