Masculinidade como práticas sociais: perspectiva dos meninos da Educação Infantil
Práticas Sociais na Educação Infantil; Meninos; Gênero e Infância; Masculinidades; Sociologia da Infância
O estudo problematiza as masculinidades e as questões de gênero, por meio da observação de práticas sociais de um grupo de quinze crianças com idade entre quatro e cinco anos de uma turma de primeiro período de instituição de Educação Infantil de Sobradinho, Distrito Federal. A pesquisa acompanha quais questões e construções as crianças têm sobre gênero; investiga, dentro da rotina do grupo, quais movimentos rompem ou reforçam a hierarquia de gênero; observa como perspectivas sobre gênero, valores e normas são passadas e recebidas pelas crianças; problematiza quais masculinidades fazem parte da dinâmica da instituição, dos discursos e rotinas. A pesquisa, que utiliza aportes teóricos da Sociologia da Infância, foi direcionada às crianças do sexo masculino, porém as cinco meninas da turma também participam do estudo – dado o caráter relacional com o qual as questões de gênero foram tratadas. É uma investigação de caráter descritivo qualitativo realizada através de observação participante. Chegou-se à conclusão que as crianças em geral, e os meninos em especial, sofrem com as restrições das normas de gênero impostas cultural e socialmente, mas algumas delas escapam dos padrões e criam formas próprias de interação; que a instituição de Educação Infantil legitima normas de gênero e carrega marcas sexistas que são evidenciadas nas práticas pedagógicas, embora algumas ações busquem superar a lógica dicotômica – como a ausência de filas separadas para meninas e meninos por exemplo; e que o caminho em busca de uma Pedagogia da Escuta - não preconceituosa e transformadora – ainda precisa ser melhor percorrido.