Práticas docentes que incluem: o lugar das crianças Down no cotidiano da Educação Infantil no Distrito Federal (2022-2023)
Brasília; Educação Infantil; Práticas docentes; Síndrome de Down; Diversidade e diferença
Esta dissertação analisa o lugar das crianças Down nas práticas docentes da Educação Infantil. É pertinente frisar: a inclusão escolar está posta. A diferenciação impera nas práticas docentes ao que se denomina diferença. Com esse entendimento, construiu-se a questão que deu origem a este estudo: qual o lugar das crianças Down nas práticas docentes da Educação Infantil? Para sustentar as discussões, considera-se o paradigma educação para todos, a Sociologia da Infância e a Pedagogia da Diferença. A pesquisa foi realizada em dois Centros de Educação Infantil, em Brasília, Distrito Federal. O objetivo geral foi analisar o lugar das crianças Down nas práticas docentes na Educação Infantil em instituições da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa foi qualitativa, pautada na análise documental e revisão da literatura. As técnicas de coleta de dados foram observação, cujos sujeitos correspondem a duas professoras, vinte e quatro crianças, sendo duas Down, e questionário, este, por sua vez, realizado com nove professoras. Os dados foram analisados com o método análise de conteúdo. A pesquisa desenvolvida considera: a criança Down tem especificidades e outros tempos de aprendizagem. As práticas docentes precisam salvaguardar o lugar importante socialmente construído. Os resultados dos dados empíricos revelam o lugar da criança Down: diversidade e diferença, apontam e reforçam desafios da diferença e necessidade de formação continuada, levando a criação de um Dossiê. Conclui-se que respeito e valorização da diferença, engajamento profissional e materialização do Projeto Político Pedagógico das instituições nas práticas docentes contribuem para a inclusão irrestrita