Banca de DEFESA: Marcíria Castellani Rocha Oliveira

DISCENTE : Marcíria Castellani Rocha Oliveira
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3

BARREIRAS ATITUDINAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Educação Inclusiva; Acessibilidade Atitudinal; Ensino Médio; Modelo Bioecológico

Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, explicativa e descritiva. O objetivo foi conhecer os possíveis efeitos das barreiras atitudinais na convivência, na permanência, no aprendizado e no êxito de estudantes com deficiência, a partir da percepção dos diferentes atores com e sem deficiências em um campus do IFG. De abordagem fenomenológica, desenvolveu-se através da combinação de métodos e de instrumento de produção de informações, fundamentada na análise sistêmica, considerando os núcleos, processo, pessoa, contexto e tempo definidos no modelo bioecológico. Participaram das entrevistas semiestruturadas 03 estudantes com deficiência e/ou NEE, 06 estudantes sem deficiência, 02 professores, 02 técnicos administrativos e 02 gestores. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Goiás – IFG. Identificou-se a presença de efeitos das barreiras atitudinais nas percepções relatadas de situações de piadas, exclusão dos grupos, olhar preconceituoso, considerar a pessoa incapaz, sentimento de piedade, entre outros acontecimentos limitantes para o aprendizado, a permanência e a convivência dos estudantes com deficiência. Suscitou-se sugestões de ações como a realização de palestras e minicursos de conscientização sobre a inclusão que possam ser contabilizados na carga horária dos alunos, atividades que possam dar mais visibilidade ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Elaborouse como Produto Técnico, um relatório conclusivo para o NAPNE, com informações sobre os impactos das barreiras atitudinais na vida escolar dos estudantes com deficiência e sugestões para minimizá-las.

Externa à Instituição - ANA BEATRIZ MACHADO DE FREITAS - IFG
Presidente - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
Interno - 185.143.241-87 - EDUARDO OLIVIO RAVAGNI NICOLINI - UnB
Interna - 1951689 - LIEGE GEMELLI KUCHENBECKER