Reorganização do trabalho pedagógico no contexto da pandemia da Covid-19: possibilidades e desafios
Educação, Currículo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e Covid-19
Esta dissertação tem como objetivo contribuir com o processo de pesquisa sobre a implementação do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no período da pandemia da Covid-19, com foco na organização do trabalho pedagógico e na transposição do currículo, em um momento de calamidade pública. A perspectiva da subjetividade e compreensão de significados atribuídos pelos sujeitos participantes deste estudo é um campo de pesquisa a ser explorado, especialmente no que diz respeito à prática pedagógica nas Instituições Educacionais, estimulando a profilaxia para contextos emergenciais futuros. O projeto é estruturado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, possibilitando a compreensão da essência da experiência dos sujeitos envolvidos na ação docente. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa será ancorada nas abordagens teóricas de Bernstein (1984), Sacristàn (1998, 2000, 2013), Santomé (1995, 1998), Silva (2009, 2010, 2015), possibilitando a melhor compreensão do conceito de currículo e a relevância das vivências práticas oportunizadas pelo contexto de sala de aula na conjuntura pandêmica, bem como nos elementos que integram a Teoria Histórico-Cultural, principalmente no que diz respeito às contribuições de Vygotsky, para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o percurso para produção de dados empíricos será composto por revisão da literatura, análise documental e constituição de grupo focal, tendo como objetivo geral identificar e analisar a educação no contexto pandêmico e como se deu a implementação do currículo escolar pelos docentes. Ao final, os dados produzidos serão objeto de análise de conteúdo conforme técnica preconizada por Bardin (1977), com categorização emergente das informações reunidas.