O NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL: política educacional, organização curricular e trabalho pedagógico (2021-2022)
Novo Ensino Médio; Política educacional; Distrito Federal; Organização Curricular; Trabalho Pedagógico
Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira o Novo Ensino Médio está sendo implementado em uma escola pública de ensino do Distrito Federal(DF). Baseados em nossa experiência como estudante e docente de escola pública no DF e nas leituras acadêmicas realizadas,percebemos que as políticas públicas educacionais desenvolvidas afetam diretamente a organização do trabalho pedagógico (LIBÂNEO, 2016; SAVIANI, 2015, 2021). Entendemos também que o campo dos estudos curriculares é permeado, historicamente, desde a sua gênese, por disputas políticas(APPLE, 2003; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2021). Algo semelhante tem ocorrido nos últimos anos, quando nos referimos à Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Suspeitamos, como forma de pressuposto principal de investigação, que a referida legislação constitui-se, na verdade, de um instrumento de ação pública que provoca mudanças drásticas nesta etapa da educação.Nossa principal indagação se instala na seguinte questão: Como o Novo Ensino Médio está sendo implementado nas escolas públicas do Distrito Federal? Por meio do estado da arte (SILVA; BORGES, 2018) desenvolvemos um mapeamento sobre o que foi pesquisado na área no período de 2016 a 2022.Seguimos investigando com a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, análise documental (CELLARD, 2008) e estudo de caso único (YIN, 2001) sob a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético (MHD) (FRIGOTTO, 1991; TRIVINÕS, 2011) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) (SAVIANI, 2021). Construímos os dados por meio de observação das coordenações, entrevistas semiestruturadas e questionários no google forms que, foram tratados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977).