Banca de DEFESA: ROSE PAULA FERNANDINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSE PAULA FERNANDINO DA SILVA
DATA : 19/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

Ambientes pessoais de aprendizagem: Uma revisão sistemática da literatura e recomendações para uma formação profissional


PALAVRAS-CHAVES:

ambiente pessoal de aprendizagem; capacitação; ecologia da aprendizagem; educação aberta


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O campo do desenvolvimento humano, com suas relações e processos de formação e identidade profissionais abrange a interação entre trajetórias individuais, relações sociais e de trabalho e mais atualmente novos moldes e modalidades de comunicação que envolvem recursos e ferramentas digitais. O conceito de ambiente pessoal de aprendizagem, ou personal learning environment (PLE), torna-se relevante no contexto da educação contemporânea e seus processos de formação e capacitação. O objetivo do presente trabalho foi o de buscar uma definição do conceito de ambiente pessoal de aprendizagem na literatura científica atual, mais precisamente em trabalhos acadêmicos publicados nos últimos cinco anos (2017-2022), através de uma revisão sistemática da literatura (RSL).  A abordagem metodológica é caracterizada como qualitativa, analítico-descritiva e buscou identificar e classificar como o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem é definido na literatura acadêmica atual; identificar como os trabalhos acadêmicos abordam a relação de ambientes pessoais de aprendizagem e o conceito contemporâneo de educação aberta; e identificar trabalhos que tratam de ambiente pessoal de aprendizagem a partir de uma perspectiva da subjetividade na aprendizagem. Um total de 24 artigos foram incorporados na análise. Os resultados mostram que o conceito de PLE pode ser abordado com base em dois grandes eixos temáticos – pedagógico e tecnológico; e construído a partir de três elementos principais – ferramentas tecnológicas, fontes de informação e conexões com outras pessoas em rede. Defendemos assim um conceito de PLE que articula esses três elementos, a partir de uma educação aberta e aspectos de uma ecologia da aprendizagem – no âmbito de uma perspectiva do desenvolvimento humano.  O trabalho finaliza com uma produto técnico baseado no conceito e na caracterização de um PLE como proposta de aplicabilidade na formação de profissionais associados ao ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2414166 - RODRIGO MATOS DE SOUZA
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DANIEL SILVA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 11:58
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