Ambientes pessoais de aprendizagem: Uma revisão sistemática da literatura e recomendações para uma formação profissional
ambiente pessoal de aprendizagem; capacitação; ecologia da aprendizagem; educação aberta
O campo do desenvolvimento humano, com suas relações e processos de formação e identidade profissionais abrange a interação entre trajetórias individuais, relações sociais e de trabalho e mais atualmente novos moldes e modalidades de comunicação que envolvem recursos e ferramentas digitais. O conceito de ambiente pessoal de aprendizagem, ou personal learning environment (PLE), torna-se relevante no contexto da educação contemporânea e seus processos de formação e capacitação. O objetivo do presente trabalho foi o de buscar uma definição do conceito de ambiente pessoal de aprendizagem na literatura científica atual, mais precisamente em trabalhos acadêmicos publicados nos últimos cinco anos (2017-2022), através de uma revisão sistemática da literatura (RSL). A abordagem metodológica é caracterizada como qualitativa, analítico-descritiva e buscou identificar e classificar como o conceito de ambiente pessoal de aprendizagem é definido na literatura acadêmica atual; identificar como os trabalhos acadêmicos abordam a relação de ambientes pessoais de aprendizagem e o conceito contemporâneo de educação aberta; e identificar trabalhos que tratam de ambiente pessoal de aprendizagem a partir de uma perspectiva da subjetividade na aprendizagem. Um total de 24 artigos foram incorporados na análise. Os resultados mostram que o conceito de PLE pode ser abordado com base em dois grandes eixos temáticos – pedagógico e tecnológico; e construído a partir de três elementos principais – ferramentas tecnológicas, fontes de informação e conexões com outras pessoas em rede. Defendemos assim um conceito de PLE que articula esses três elementos, a partir de uma educação aberta e aspectos de uma ecologia da aprendizagem – no âmbito de uma perspectiva do desenvolvimento humano. O trabalho finaliza com uma produto técnico baseado no conceito e na caracterização de um PLE como proposta de aplicabilidade na formação de profissionais associados ao ensino superior.