APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: O ALCANCE DA POLÍTICA SOB A ÓTICA DOS GESTORES
Adolescência; políticas públicas; vulnerabilidade social; sócio-aprendizagem.
A política da Aprendizagem Profissional no contexto brasileiro se depara com a expectativa e a realidade na questão assegurada pelo ordenamento jurídico ao grupo de adolescentes na faixa etária de 14 aos 18 anos, especialmente aos mais vulneráveis. É nesse contexto que o Programa da Sócio aprendizagem se insere como alternativa à essa faixa etária de adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE. O objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso - TFCC foi compreender o alcance da política de Aprendizagem Profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir do olhar dos principais gestores dos órgãos envolvidos na construção da política pública para o problema, O trabalho foi o resultado de uma pesquisa qualitativa que tem como referência metodológica a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), e que utilizou como método de coleta de dados as entrevistas abertas com gestores dos órgãos responsáveis e articuladores das políticas públicas. Além disso o TFCC finaliza com o produto técnico sobre o tema em questão, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão social e profissional para esse grupo específico.