Banca de DEFESA: André Honório Gomes de Souza Costa

DISCENTE : André Honório Gomes de Souza Costa
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Sala da Atos - FE-01

ENSINO MÉDIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: percepções dos alunos de escolas públicas e privadas no DF

Educação; Desigualdade Educacional; Perspectivas de Alunos; Acesso ao Ensino Superior; ENEM

Este estudo busca compreender as perspectivas que têm os jovens que estão se preparando para o ENEM, em relação às suas oportunidades de acesso ao Ensino Superior (ES). Para coletar dados, utilizou-se a entrevista via Google Formulário e a observação participante. A discussão partiu de duas teorias: a Modernidade Social e a Reprodução Social. O estudo confirmou que há sérias contradições teóricas acerca do papel da educação na estratificação social e que as desigualdades educacionais são reproduzidas já no Ensino Básico. A análise dos dados permite as seguintes assertivas, quando as percepções dos alunos de escolas públicas são comparadas com os de escolas privadas, vis-àvis suas chances de acesso ao ES: a) as mulheres são maioria nos dois casos; b) nas escolas particulares, predominaram pessoas que se autodeclararam brancas; c) nas públicas, a maioria se autodeclarou pretas ou pardas; d) alunos das escolas privadas expressam mais interesse e mais certeza de que vão acessar o ES. A escolaridade e os recursos financeiros dos seus responsáveis são bem maiores. Eles dedicam mais tempo aos estudos, investem mais em cursinhos preparatórios para o vestibular e em aulas particulares. O contrário foi pontuado pelos jovens em escolas públicas. Sugere-se que o Estado proporcione melhores condições para que os estudantes da rede pública possam ter as mesmas condições que os estudantes da rede particular, mediante múltiplas oportunidades de preparação para o ES. Assim os jovens hoje em desvantagem poderiam aspirar à entrada no ES em pé de igualdade com os estudantes do setor privado.

Presidente - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externa à Instituição - CINARA GOMES DE ARAÚJO LOBO - FNDE
Interna - 1414457 - CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI