Banca de DEFESA: DANIEL MONTEIRO OLIVEIRA

DATA : 12/06/2024
LOCAL: FE03- Sala de Reunião 01

SOCIOEDUCAÇÃO E ESCOLA: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS EDUCADORES

Escola; Análise Prototípica; Análise de Conteúdo; Medida Socioeducativa; Representação Social.

Identificar e entender o que os indivíduos pensam, quais são seus valores, crenças, e que possíveis atitudes podem ter em relação a situações específicas, ou em relação a grupos determinados, é essencial para prever ações interventivas ou analisar relações interpessoais entre vários atores. O estudo das representações sociais possibilita-nos entender como os sujeitos lidam com as diferenças culturais e com as diversas relações interpessoais. Representa o ramo de pesquisa e teorização tanto pela psicologia social como pela sociologia, que também trabalha de forma interdisciplinar. No campo da psicologia social, temos Moscovici, que cunhou o termo teoria da representação social – TRS. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as representações sociais dos educadores em relação ao adolescente estudante que se encontra em contexto de medida socioeducativa, através de uma pesquisa qualitativa, além de comparar os dados com outro estudo realizado em 2012 com o mesmo tema. A principal ferramenta de compreensão será a análise do conteúdo e a análise prototípica. Participaram da pesquisa 71 educadores de escolas diversas do Distrito Federal. A modalidade de coleta de dados será a aplicação do TALP – Teste de Associação de Livre de Palavras, e um questionário aberto.

Presidente - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externa à Instituição - DAYANE SILVA RODRIGUES - SEJUS
Externo à Instituição - IVAN ROCHA NETO - UCB