Da travessia ao encontro: o trabalho com literatura em uma perspectiva antirracista no Bloco Inicial de Alfabetização
Educação antirracista; literatura infantil; experiências didáticas; formação leitora.
As reflexões sobre a temática antirracista são urgentes e necessitam estar presentes em diversos setores da nossa sociedade, principalmente na escola, um espaço favorável ao diálogo e o compromisso ético. Diante desse contexto, a presente pesquisa almeja trazer ao debate, o trabalho com esse enunciado, e para isso, temos como objetivo analisar experiências didáticas de professoras que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização. Além disso, conhecer as estratégias e possibilidades de ações nessa perspectiva, por meio da literatura infantil e como esta pode ser aliada para trabalhar o tema. Trazemos como fundamentação teórica, Brandão, Leal e Nascimento (2013), Colomer (2007, 2003, 2017), Lerner (2007), Zilberman (2003), Zilberman e Lajolo (2022), Candido (2004), Deus (2020), Silva (2022), Boaventura (2019), Munanga (2019), Almeida (2019), Cavalheiro (2010), Hall (2006, 2019) Gomes (2010), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com o propósito exploratório, cuja técnica para geração dos dados foram o questionário, a observação-participante, análise de fotos e do Projeto Político Pedagógico em quatro escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, localizadas na Região Administrativa do Guará. A interpretação dos dados e consequentemente suas análises viabilizarão, entre outras ponderações, a constatação da necessidade de um olhar generoso da escola, também aos seus docentes, ofertando situações formativas com a literatura em questão, estimulando esses profissionais a tornarem-se leitores competentes, lendo e convidando os estudantes a esse encontro literário tão fundamental para que, cada vez mais, possamos nos humanizar por meio de narrativas que nos tocam