OS CENTROS DE ENSINO ESPECIAL DO DISTRITO FEDERAL NO CONTEXTO DO CURRÍCULO
Escola especializada. Centro de Ensino Especial. Currículo.
O presente estudo visa analisar a constituição dos currículos nos Centros de Ensino Especial (CEE) do Distrito Federal (DF). Nas últimas décadas, com a ampliação da educação especial e inclusiva em escolas comuns, a contínua presença de sujeitos com deficiência em escolas especializadas geram dúvidas sobre a prática da educação especial nessas escolas e o que se pretende ensinar para a formação desses sujeitos. Nesse contexto, a pesquisa emerge da necessidade de compreender o trabalho pedagógico realizado nos CEEs do DF, considerando as adequações curriculares e os desafios associados ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa traz a seguinte problematização: Como vem se constituindo o currículo nos Centros de Ensino Especial do DF? Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender como vem se constituindo o currículo nos Centros de Ensino Especial do DF. Visando o entendimento dessa temática, será apresentada uma breve revisão literária sobre a Educação Especial e um panorama sobre a Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com base em seus documentos oficiais norteadores vigentes no ano de 2024. Buscaremos compreender ainda de que forma o CEE constitui uma das possibilidades de oferta da educação especial para pessoas com DI, DMU e/ou TEA no contexto da SEEDF. Procuramos também compreender as concepções de currículo escolar, adequação curricular e Currículo Funcional no contexto da educação especial no DF. Além disso, buscamos identificar, nos documentos oficiais da SEEDF, a proposta curricular dos CEEs e as concepções curriculares adotadas nos CEEs do DF e verificar as relações entre o Currículo Funcional e o Currículo em Movimento da SEEDF, na proposta curricular dos CEEs do DF. O referencial teórico versa no campo dos Estudos Culturais, mais especificamente na linha dos estudos foucaultianos em educação, a partir das ferramentas analíticas normalização, in/exclusão e controle social, além do suporte teórico de estudiosos que discutem o currículo. A metodologia adotada inclui pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, focando na análise dos documentos oficiais distritais e federais. Como produto técnico, sugere-se uma proposta de formação continuada aos professores e gestores dos CEEs, com foco em uma análise crítica do currículo praticado nos CEEs do DF, a fim de que esses profissionais possam refletir sobre o currículo e a organização escolar que ocorre nesse ambiente e possam ampliar suas competências pedagógicas.