Entre a singularidade e a visibilidade das crianças da área rural em instituição de Educação Infantil do campo no Distrito Federal
Crianças do campo; Educação Infantil; Estudos Sociais da Infância; Distrito Federal.
Este estudo tem como objetivo geral compreender como uma instituição de Educação Infantil do campo contempla, ou não, as singularidades das crianças que vivem na área rural, considerando-se o atendimento e a organização pedagógica. Propomos três categorias de análises. Na primeira, investigamos as mudanças no perfil de atendimento às crianças do campo no período de 2014 a 2023, tendo em vista o uso de transporte escolar e a oferta de vagas ao público da cidade. Na segunda categoria, investigamos a visibilidade das crianças campesinas e a Educação Infantil do campo no Projeto PolíticoPedagógico (PPP) da instituição educativa, pela análise de seus publicizados de 2019 a 2023, analisando-secomo são consideradas as crianças do campo no seu escopo. Na terceira e última categoria, abordamos a organização do trabalho pedagógico na prática e suas relações com a singularidade das infâncias do campo, buscando conhecer as práticas docentes e o olhar dos adultos responsáveis na instituição para as singularidades das infâncias ali presentes e possíveis impeditivos adultocêntricos. A metodologia aplicada compreende a abordagem por meio de observação participante, com auxílio de ferramentas como o diário de campo, registros fotográficos, entrevistas e questionários para os adultos responsáveis pelas crianças na instituição. Por fim, enquanto proposta de produto final, requisito do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Universidade de Brasília (UnB), proporemos um curso sobre elaboração do Inventário da Realidade na perspectiva da formação continuada para gestores e professores das instituições educativas do campo, com contribuições da Sociologia da Infância