REVELAÇÃO ESPONTÂNEA: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POJUCA-BA E A GARANTIA DO DIREITO A ESCUTA
Sistema de Garantia de Direitos. Revelação Espontânea. Revitimização. Desvitimização.
Esta pesquisa visa problematizar como os profissionais da educação da rede pública de ensino municipal da cidade de Pojuca-BA lidam com uma situação de revelação espontânea de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O objetivo geral deste projeto será compreender a relação dos profissionais da educação com a Lei da Escuta Protegida por ocasião da revelação espontânea no âmbito da rede pública de ensino municipal da cidade de PojucaBA e os objetivos específicos serão compreender como os profissionais da educação, da rede pública municipal percebem sua atuação na garantia do direito a escuta da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e compreender as dinâmicas da revelação espontânea. Para o alcance dos objetivos propostos será realizado trabalho de campo junto aos profissionais da educação da rede de ensino pública do município de Pojuca. Esta pesquisa é de natureza quali-quantitativa e exploratória, fundamentada nos estudos realizados pelos autores Benedito Rodrigues dos Santos, Itamar Batista Gonçalves e Sarita Amaro, bem como foi realizada leitura complementar. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: a primeira etapa foi a resenha da literatura, a segunda foi a elaboração de questionário por meio do Google Forms, a terceira será a coleta de dados e a quarta etapa consistirá na categorização dos dados e análise dos resultados. Também existe a previsão para a possibilidade de uma quinta etapa na hipótese do questionário não alcançar o objetivo para o qual foi elaborado. Nas considerações finais, ainda em construção, já é possível observar com base nos dados sobre a população total de crianças e adolescentes residentes em Pojuca e o percentual deste público que encontra-se matriculado na rede pública e privada de ensino desta cidade, descritos no capítulo 2 desta pesquisa, que existe coerência quando esta pesquisadora afirma que a escola pode ser “um dos principais espaços para a promoção da garantia do direito a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”. Após a análise dos dados coletados será confeccionado um produto técnico voltado aos profissionais da educação, bem como a elaboração da Dissertação de Mestrado Profissional.