Banca de DEFESA: ALINE MARIA COSTA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE MARIA COSTA GONÇALVES
DATA : 28/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Colegiados FE-3/UnB
TÍTULO:

Uso dos resultados do Saeb no contexto escolar: um estudo de caso em duas escolas de ensino fundamental-anos iniciais da rede pública do DF.


PALAVRAS-CHAVES:

educação; avaliação educacional; avaliação externa; uso dos resultados; Saeb.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o uso dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental, no contexto da rede pública do DF. A fim de verificar a realidade acerca da utilização dos dados do Saeb internamente nas escolas, foram traçados os seguintes objetivos específicos: I) Identificar na literatura recente o que os estudos têm apontado acerca do uso dos resultados do Saeb no cenário educacional; II) Identificar as iniciativas realizadas pelas unidades escolares para o uso dos resultados do Saeb; III) Investigar a percepção da equipe gestora e dos professores acerca das avaliações externas, e como ela se concretiza no trabalho pedagógico escolar; IV) Propor uma oficina pedagógica junto à comunidade escolar para a discussão, reflexão e definição de ações relacionadas as avaliações externas no DF. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa, com abordagem do estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e professores de duas escolas públicas de anos iniciais do DF. Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo, com a definição das seguintes categorias temáticas: a) objetivos da avaliação externa; b) percepções sobre avaliação externa; c) limitações quanto ao uso dos resultados do Saeb; d) uso dos resultados das avaliações externas no contexto escolar; e, e) sentimentos relacionados ao processo avaliativo. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicaram que ao utilizar os resultados das avaliações externas para analisar, refletir e intervir internamente nas escolas, eles favorecem a tomada de decisão para alcançar a aprendizagem dos estudantes de maneira efetiva. Contudo, as práticas mecanizadas voltadas para os testes dissimulam os reais resultados da aprendizagem, levam a práticas pedagógicas restritas e contribuem para um currículo fragmentado. Além disso, o uso interno das avaliações deve respeitar as limitações decorrentes de sua natureza, e observar os princípios que regem a educação do DF, servindo como aliadas aos processos avaliativos já consolidados, como a avaliação formativa e a avaliação institucional. Dessa forma, foi possível mapear o uso dos resultados para fins pedagógicos no contexto escolar, determinando um esquema cíclico que se retroalimenta com base na reflexão, análise, planejamento e intervenção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.516.521-** - ALCYONE VASCONCELOS - UnB
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externo à Instituição - ERISEVELTON SILVA LIMA - SEEDF
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 12:59
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