Banca de DEFESA: LAIS SILVEIRA ANTONIETTO

DISCENTE : LAIS SILVEIRA ANTONIETTO
DATA : 22/09/2022
LOCAL: virtual

O ERRO COMO FERRAMENTA PARA COMPREENDER O DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA.

avaliação em larga escala; escala interpretada de proficiência do desempenho; análise do erro na aprendizagem

Esta dissertação tem por objetivo analisar os erros cometidos por estudantes em um teste cognitivo de avaliação em larga escala e, a partir dessa análise, gerar evidências pedagógicas para compreender o desempenho deles nessas avaliações. Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento de uma habilidade é um processo contínuo, cujos estágios são evidenciados pelos erros que os estudantes cometem. Aplicando esse conceito ao universo das avaliações em larga escala e considerando que as opções erradas de um item refletem esses estágios, entendese que estudantes em estágios diferentes de desenvolvimento de uma habilidade cometem erros também diferentes. Este estudo utilizou uma metodologia de análise estatística para analisar as probabilidades de marcação das opções erradas e associá-las ao nível de proficiência desses estudantes, criando uma escala interpretada que leva em consideração os erros dos estudantes ao invés dos acertos. A presente dissertação justifica o estudo com base em uma abordagem qualiquantitativa, sendo organizada na forma de artigo, com introdução, dois estudos analíticos, um produto técnico, que traz uma escala interpretada com o objetivo de oferecer à comunidade escolar e à sociedade uma devolutiva a respeito do desempenho dos estudantes em avaliações em larga escala e as considerações finais. Os resultados permitem propor a referida escala, delimitando para cada um dos grupos de estudantes estabelecidos um perfil dos erros geralmente cometidos. Cabe destacar que essa pesquisa tem caráter exploratório, tendo em vista seu ineditismo no cenário das análises que se fazem dos dados extraídos em avaliações em larga escala.

Externa ao Programa - 1414457 - CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externo à Instituição - JOAO LUIZ HORTA NETO - INEP