Banca de DEFESA: Afonso Wescley de Medeiros Santos

DISCENTE : Afonso Wescley de Medeiros Santos
DATA : 25/11/2022
LOCAL: Sala de Atos / FE 01 - Faculdade Educação - Campus Darcy Ribeiro / Asa Norte

CURRÍCULO INTEGRADO E “CURRÍCULO DE TRANSIÇÃO” NA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS: CAMINHOS E POSSIBILIDADE PARA O DISTRITO FEDERAL

currículo integrado; currículo de transição; pandemia; ensino.

As relações sociais não serão as mesmas após a pandemia causada pela proliferação do vírus SARS-CoV-2. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo central analisar e compreender como está ocorrendo a materialização do currículo na retomada das atividades presenciais após a pandemia do COVID-19 em um Centro de Ensino Fundamental em Ceilândia-DF. Como pressuposto defende-se que seja praticado um possível currículo integrado com vistas à formação multidimensional dos discentes, conforme previsto no “currículo em movimento” da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com ênfase no 3º ciclo/anos finais do Ensino Fundamental. A investigação foi desenvolvida em uma escola pública da cidade de Ceilândia que atende estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental. Uma revisão bibliográfica aportou teoricamente o trabalho tendo como base Borges (2015, 2018, 2020); Freitas (2020); Gatti (2020); Jantsch e Bianchetti (1995); Sacritán (2000); Santomé (1998), Silva (2018, 2019, 2020, 2021), Silva e Silva (2021) e outros autores que discorrem sobre as temáticas inventariadas. A dissertação foi norteada pela seguinte indagação orientadora: Como está ocorrendo a materialização do currículo na retomada das atividades presenciais devido a suspensão em virtude da pandemia do COVID-19 em um Centro de Ensino Fundamental em Ceilândia-DF? Para atender as necessidades demandadas pelo objeto de estudo foram adotados os seguintes eixos articuladores: o ensino durante a pandemia, conceituando currículo, o currículo integrado e um currículo integrado e um currículo de “transição” para a retomada das atividades presenciais. Como percurso metodológico foi asssumido o Estudo de Caso do tipo único; e como procedimentos foram adotados: a análise documental do currículo em movimento da SEEDF, da proposta polítco pedagógica da escola e da reorganização curricular propostas pela SEEDF em 2022, foram ainda utilizados entrevistas semiestruturadas, questionários online e impressos direcionados a supervisores, coordenadores e professores , e complementadas por meio de cinco observações de reuniões pedagógicas dedicadas ao planejamento das ações escolares.. A pesquisa apresentou como resultados principais: a falta de acesso dos estudantes às aulas remotas, a indisciplina, as questões emocionais, a falta de conhecimento tecnológico tanto docente, quanto discente, o quantitativo significativo de estudantes que utilizaram somente do material impresso, e inclusive a evasão, infrequência e baixa participação e ou devolução das atividades foram fatores que ampliaram ainda mais as lacunas de aprendizagem dos estudantes, em especial, daqueles em situação de maior vulnerabilidade social e , na tentativa de minimizar os enormes desafios presentes apresentamos como alternativa a doação do currículo integrado e do currículo de transição na retomada das atividades presenciais. As principais categorias que surgiram no decorrer da pesquisa foram: lista de conteúdos, grade curricular, baixa participação dos estudantes, ausência de acesso à internet e às aulas, indisciplina, interdisciplinar, formação integral, pedagogia histórico-crítica, desconhecimento, lacunas de aprendizagem. Para tentar suprir a lacuna evidenciada nas discussões reduzidas do campo curricular dentro do lócus escolar, apresentamos como produto técnico uma proposta de curso de aperfeiçoamento profissional intitulado de “Currículo: do proposto à prática”, que poderá ser ofertado pela própria rede de ensino e com carga horária de 180 horas.

Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externa ao Programa - 40921 - LIVIA FREITAS FONSECA BORGES
Externa à Instituição - Elisangela Teixeira Gomes Dias - SEEDF
Externo à Instituição - RODRIGO SOARES GUIMARÃES RODRIGUES - IFB